Gilberto Kassab, ministro das Comunicações, decidiu trocar o comando dos Correios e colocá-lo a cargo de um militar. O atual presidente, Carlos Fortner, será substituído pelo general Juarez Aparecido de Paula Cunha.
Nascido em Dracena no 08 de junho de 1953, o Gen. Juarez é filho de Adil Cunha e de Alzira Baudo Cunha, casado com a Sra. Maria Solange, tem duas filhas, Juliana e Geovana, e três netos – Pedro, Nuno e Gonçalo.
O Gen. Juarez se incorporou às fileiras do Exército em 28 de fevereiro de 1969, na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende/RJ, e foi declarado Aspirante-a-oficial de Arma de Artilharia, em 12 de dezembro de 1975. Foi também instrutor da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais e da Escola de Comando e Estado-maior do Exército, ambas no Rio de Janeiro/RJ.
Já como oficial superior, desempenhou as funções de Adjunto da Seção de Assuntos Internacionais e Chefe da Seção de Operações de Manutenção da Paz, ambas na 5ª subchefia do Estado-Maior do Exército. Exerceu ainda o cargo de assessor na Secretaria de Política, Estratégia e Assuntos Internacionais do Ministério da Defesa, Chefe da Divisão de Inteligência do Departamento de Inteligência Estratégica, do Ministério da Defesa, e Assistente do Chefe do Departamento Logístico, todas em Brasília. Comandou o 12º Grupo de Artilharia de Campanha, em Jundiaí/SP.
Em 31 de março de 2014, foi promovido ao posto atual de General do Exército. Como Oficial General, foi comandante da 4ª Brigada de Infantaria Motorizada, em Juiz de Fora/MG, Diretor de Patrimônio Histórico e Cultural do Exército, no Rio de Janeiro/RJ, Diretor-geral da Secretaria da Junta Interamericana de Defesa, em Washington (EUA), Vice chefe de Tecnologia da Informação e Comunicações, do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército, em Brasília/DF, e Comandante Militar do Oeste, em Campo Grande/MS. Assumiu o Departamento de Ciência e Tecnologia no dia 11 de maio de 2015.
Extremamente condecorado, o General Juarez já recebeu a Ordem do Mérito Militar; a Ordem do Mérito da Defesa; a Ordem do Mérito Aeronáutico; Militar de Ouro com Passador de Platina; Corpo de Tropa com Passador de Bronze; Mérito Santos Dumont; Marechal Deodoro – O Legendário; entre outras.
Em 2017 ele esteve visitando o Tiro de Guerra de Dracena a convite do vereador Cláudio José. Na ocasião foi homenageado (foto):
General Juarez Cunha recebendo homenagem em sua cidade natal, Dracena. (foto: Jorge Zanoni) |
A decisão de Kassab pode ser uma tentativa de alinhamento com o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL).
Ao jornal Folha de S. Paulo, o ministro afirmou que fez a troca "para facilitar a transição" ao próximo governo. "Juarez é um general da área de ciência e tecnologia que se aposentou, e eu já o tinha sido convidado para presidir o conselho dos Correios. Ele conhece o pessoal do Bolsonaro, e pensei que isso ajudaria na transição", declarou.
Ao jornal O Globo, por outro lado, ele afirmou não saber se o general Juarez Cunha tem alguma interlocução com o presidente eleito.
Em entrevista ao portal G1, por sua vez, Kassab também adotou outro discurso. Ele disse que a mudança é interna e não tem relação com o próximo governo, e garantiu que não conversou sobre a mudança com ninguém da equipe de Bolsonaro, um capitão da reserva do Exército.
"A mudança não tem impacto na gestão. E a partir de janeiro o novo governo coloca quem eles quiserem na presidência [dos Correios]", disse o ministro.
Ao deixar a presidência dos Correios, apenas seis meses após assumir o cargo, Fortner será remanejado para uma diretoria da estatal, onde ficará somente até o fim deste ano. Em 2019 ele deve deixar a empresa, afirma a Folha.
Kassab informou aos jornais que a decisão foi definida na sexta-feira e que a mudança oficial deve ocorrer nos próximos dias.
Notícia: Blog de Dracena – Fonte: UOL, G1, Folha - Foto: Jorge Zanoni
CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK CLICANDO AQUI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário