Blog dedicado as notícias e entretenimentos da cidade de Dracena e de todo o Oeste Paulista.
HTML
segunda-feira, 24 de abril de 2017
CONHEÇA ALGUMAS PESSOAS FAMOSAS QUE NASCERAM, MORARAM OU TENHAM ALGUMA LIGAÇÃO COM CIDADES PRÓXIMAS DO OESTE PAULISTA
Separamos algumas pessoas da região que ficaram famosas no Brasil e no mundo devido ao talento exercido em sua profissão
ARY TOLEDO É MARTINÓPOLENSE
Ary Christoni de Toledo Piza mais conhecido como Ary Toledo nasceu em MARTINÓPOLIS (140 Km de Dracena) no dia 22/08/1937. Filho de um ferroviário, Ary Toledo foi criado em Ourinhos. Aos 22 anos, começou como ator, 5 anos mais tarde, ingressou na carreira humorística, onde permanece até os dias atuais. É viúvo da jurada Marly Marley (que era natural de Três Lagoas/MS).
ANTÔNIO CARLOS É PRUDENTINO
Antônio Carlos Zago nasceu em PRESIDENTE PRUDENTE (100 Km de Dracena) no dia 14/03/1969, na posição de zagueiro jogou em grandes times como São Paulo, Santos, Palmeiras, Corinthians, Roma (ITA) e chegou a seleção brasileira. Hoje trabalha como treinador.
THAILA AYALA É PRUDENTINA
Thaila Ayala nasceu em PRESIDENTE PRUDENTE (100 Km de Dracena) no dia 14/04/1986. Em abril de 2006 iniciou sua carreira como modelo e e se inscreveu na Oficina de Atores da TV Globo onde atuou nas seguintes novelas; Páginas da Vida, Malhação, Cobras e Lagartos, O Profeta,Pé na Jaca, Malhação, Caminho das Índias, Ti Ti Ti, Cheias de Charme entre outros trabalhos. Das lembranças de Prudente, as principais são os passeios da escola na Cidade da Criança, a antiga boate Zimmer na adolescência, e as tardes depois da escola quando descia a Avenida Washington Luiz de skate para ir ao Parque do Povo andar no half-pipe e depois lanchar no shopping. Em 2011 casou-se com o ator Paulinho Vilhena, mas se separaram em 2013.
CARLOS TRAMONTINA É ADAMANTINENSE
Carlos Alberto Tramontina ou simplesmente Carlos Tramontina nasceu em ADAMANTINA (50 Km de Dracena) no dia 11/05/1956. Estudou em Sertãozinho/SP. Formado em jornalismo, é um dos mais respeitados profissionais da área na TV Globo, foi editor-chefe e apresentador de inúmeros telejornais como o “Bom Dia São Paulo”. Atualmente é o apresentador fixo da segunda edição do SPTV da capital, e do semanal Antena Paulista. Tramontina também é maratonista e escritor. Tem como hobby o alpinismo.
ELAINE MICKELY É VENCESLAUENSE
Elaine Mickely Pipino da Cunha Lima César ou simplesmente Elaine Mickely nasceu em PRESIDENTE VENCESLAU (60 Km de Dracena) no dia 22/04/1980 atuou em vários trabalhos na TV como, Malhação, Hilda Furacão, Os Normais, Força de um desejo, Escolinha do Professor Raimundo, dentre outras, fez parte do elenco de Aventuras do Didi. É casada com o apresentador de TV, César Filho (foto).
PAULO CÉSAR GRANDE É RINÓPOLENSE E MOROU EM DRACENA
Paulo César Grande nasceu em RINÓPOLIS (100 Km de Dracena) no dia 11/02/1958, um ator renomado, dentre seus trabalhos na televisão destacam-se as telenovelas Guerra dos Sexos, Cambalacho, Deus Nos Acuda,Por Amor, Tieta, Que rei sou eu, Senhora do Destino, Páginas da Vida, e muitos outros na Rede Globo, também atuou no SBT, na novela Esmeralda, atualmente está na Record. Seu pai era gerente bancário, o que fez mudar diversas vezes de cidades, uma das cidades que Paulo César Grande morou foi Dracena. É casado com a atriz Cláudia Mauro (foto).
NÍCOLAS SANTOS É ADAMANTINENSE
Nicolas Santos nasceu em ADAMANTINA (50 Km de Dracena) no dia 05/01/1988 jogador de tênis desde os seis anos de idade. Aos quatorze, mudou-se para São Paulo, para se dedicar exclusivamente ao esporte. Desde 2004, conquistou títulos em 2007 no Eddie Herr e também o vice-campeonato no Orange Bowl, resultados que o levaram para a segunda posição do ranking juvenil da ITF, no fim de 2007. O resultado o levou a ser o melhor tenista brasileiro na categoria. Em 2008 ganhou um wild card (convite) para disputar o Aberto de São Paulo de Tênis, perdendo para o chileno Adrian Garcia.
REINALDO LOURENÇO É PRUDENTINO
Reinaldo Lourenço nasceu em PRESIDENTE PRUDENTE (100 Km de Dracena) no anos de 1960, é um estilista renomado mundialmente. Em 1984, lançou a própria marca, posteriormente desenvolveu uma coleção de camisetas para a Hering e lançou uma linha de jóias em parceria com a indústria Denoir. As roupas do estilista podem ser encontradas, além de suas lojas, em mais de 120 multimarcas brasileiras e em butiques chiques dos Estados Unidos, França, Reino Unido, Itália e Japão. Atualmente o estilista desfila duas coleções anuais na São Paulo Fashion Week. Um de seus sucessos foi as coleções para a rede C&A.
OSMAR SANTOS É OSVALDOCRUZENSE
Osmar Aparecido Santos ou simplesmente Osmar Santos nasceu em OSVALDO CRUZ (80 Km de Dracena) no dia 28/07/1949, conhecido como “O Pai da Matéria”, trabalhou como locutor esportivo nas rádios Jovem Pan, Record e Globo onde continua contratado mas sem narrar mais as partidas devido ao grave acidente de carro que lhe produziu graves sequelas devido aos danos cerebrais que sofreu no dia 22 de dezembro de 1994, quando viajava de Marília para cidade de Lins, quando ele foi atingido por um motorista de caminhão bêbado sendo afetado sua fala, que era seu dom. Hoje como artista plástico, dedica parte de seu tempo em pinturas sobre telas. Trabalhou também na TV, narrou a Copa de 1986 pela Rede Globo como primeiro locutor, na companhia de Galvão Bueno (2º locutor). Fez para a Rede Manchete a Copa de 1990 com comentários de Zagallo. Osmar Santos vinha sendo preparado para trabalhar na Globo como apresentador, mas quem acabou sendo contratado em 1989 para apresentar o programa dominical foi seu amigo Fausto Silva. Faustão havia se destacado no programa “Perdidos na Noite”, produzido em outras emissoras. Também criou bordões que foram tão bem aceitos pelo público, que ecoavam pelos estádios, como o famoso “Parou por quê, por que parou?”. Entre suas expressões inesquecíveis, estão: Ripa na chulipa e pimba na gorduchinha, “Um prá lá, dois prá cá, é fogo no boné do guarda”, “Sai daí que o Jacaré te abraça, garotinho”, “No carocinho do abacate” “ai garotinho”, “vai garotinho porque o placar não é seu” e uma das narrações de gol mais marcante do rádio brasileiro “E que GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL”. Também foi Osmar Santos quem criou a expressão “Animal”, que melhor representou o jogador Edmundo, terminando por se tornar a sua marca registrada. Na foto, Osmar e um amigo.
FERNANDES VIVEU EM DRACENA
Rodrigo Fernandes Valete, mais conhecido como Fernandes, apesar de não ter nascido na região (nasceu em Itaporanga/SP) veio ainda criança para DRACENA onde sua família reside, inclusive sua mãe que residiu por muitos anos, até falecer em 2012. Profissional de futebol, foi um meia-atacante de futebol que jogou em grandes times como, Santos, Corinthians, Palmeiras. Mas foi no Figueirense de Santa Catarina que viveu seus melhores momentos e se tornou um dos maiores ídolos do clube, por ser o primeiro atleta a superar a marca de 100 gols do ‘Fiqueira’, ele se tornou o maior artilheiro do Figueirense. Jogou, em novembro de 2012, no Red Bull Brasil de Campinas/SP. Atualmente está aposentado. Em toda a sua carreira nunca foi expulso e só recebeu 10 cartões amarelos.
REYNALDO GIANECCHINI É BIRIGUIENSE
Reynaldo Cisotto Gianecchini Júnior ou simplesmente Reynaldo Gianecchini nasceu em BIRIGUI (165 Km de Dracena) no dia 12/11/1972 é um dos mais famosos ‘galã’ da TV brasileira, atuou em novelas como, Laços de Família, Mulheres Apaixonadas, Da Cor do Pecado, Belíssima, Passione, dentre tantas outras. Ficou famoso também por seu casamento com a apresentadora Marília Gabriela que durou de 1998 a 2006. Recentemente venceu um câncer. Na foto ele aparece com o pai, que leva o mesmo nome do filho, falecido em 2011.
PERO BASSAN É TUPÃENSE
Pedro Bassan nasceu em Tupã (120 Km de Dracena) no dia 20/04/1972. Começou cedo no jornalismo do rádio. Em São Paulo/SP começou ficar conhecido e quando ingressou na Rádio Record, em 1991, na equipe do também tupãense Osvaldo Maciel. O repórter passou pela Rádio Jovem Pan, onde ficou por três anos e meio até ser chamado para atuar no canal ESPN Brasil, trabalho que conciliou com a Rádio Bandeirantes. Seu talento, aliado ao profissionalismo, o destacaram na cobertura esportiva da ESPN. Seu sucesso rendeu convite para a Rede Globo, que logo de início o incluiu na elite dos repórteres da emissora, sendo que, hoje, Bassan é repórter internacional da maior emissora da América Latina. Atua também na cobertura da fórmula 1.
ULISSES COSTAS É OSVALDOCRUZENSE
Ulisses Costa nasceu em OSVALDO CRUZ (80 Km de Dracena) no dia 31/08/1969. Em sua juventude foi modelo da marca Ellos, e mais velho se dedicou a carreira esportiva onde passou por rádios do Paraná e São Paulo, narrando além dos jogos dos campeonatos brasileiros, Copa do Mundo, Libertadores da América e F-1. Atualmente, Ulisses narra jogos de futebol pela rádio e TV Bandeirantes, participando também do programa Jogo Aberto. Vale ressaltar que ele é primo de Osmar Santos (já citado neste post) e do narrador Oscar Ulisses.
DOM PAULO ROBERTO BELOTO É ADAMANTINENSE
Dom Paulo Roberto Beloto nasceu em ADAMANTINA (50 Km de Dracena) no dia 09/04/1957. Se tornou Bispo Católico no dia 4 de fevereiro de 2006, nomeado pelo então Papa Bento XVI que aparece junto a ele na foto.
VICENTINI GOMEZ É PRUDENTINO
Vicentini Gomez nasceu em PRESIDENTE PRUDENTE (100 Km de Dracena) no dia 26/02/1957. Tem uma longa carreira como autor, mímico, ator e diretor, tanto na TV como no teatro e cinema. Representa o Delegado Cavalcante na novela global Joia Rara. Outros personagens na TV Globo foram Serjão, o sequestrador atrapalhado de Carminha em Avenida Brasil, interpretada por Adriana Esteves (foto), Paolo Bianchi na novela “Cama de Gato” e “Malhação” como Dom Cornélio. Fez também a minissérie “Amazônia”, onde representou o seringalista “Cel. Alencar”, na luta pela independência do Acre. Na série “Minha Nada Mole Vida, fez o português “Blota”, e na minissérie “Um só coração”, foi o escritor Graça Aranha, peça chave na “Semana de arte Moderna”; atuou ainda em humorísticos e series como Megaton, O Dentista Mascarado e A Mulher do Prefeito. No SBT representou o mordomo Domingos em Pícara Sonhadora. Na TV Manchete atuou em Kananga do Japão e A História de Ana Raio e Zé Trovão. Quando lembra de Prudente, sua infância vem a mente “Uma vez por mês tinha matinê e a criançada toda aproveitava para trocar gibis. Mas não podia ser dentro do cinema, porque o lanterninha não deixava. Então a gente ia mais cedo, reunia o pessoal e trocava o que tinha levado de casa”.
IVAN MORÉ É VENCESLAUENSE
Ivan César Moré Júnior ou simplesmente Ivan Moré nasceu em PRESIDENTE VENCESLAU (60 Km de Dracena) no dia 20/10/1976, estreou na mídia aos 14 anos na Rádio Jovem Som FM de sua cidade natal, formou-se em Jornalismo, ingressou na Rede Globo em 1999, na afiliada da rede em Londrina, em 2004, estreou na TV Globo São Paulo como repórter de Esportes.
MARCO BRASIL É DRACENSENSE
Marco Aurélio Ribeiro, mais conhecido como Marco Brasil nasceu em DRACENA no dia 28/01/1966. Marco é um dos maiores locutores de rodeio do Brasil. Vendeu milhões de discos em sua carreira, ganhou por 5 vezes o prêmio de melhor locutor do país, nos anos de 2004, 2005, 2008, 2009 e 2010. Apresentou o programa “Alô meu povo” na rádio 95 FM de Dracena, trabalhou em afiliadas da TV Globo, na rede Massa (SBT Curitiba), rede CNT, Canal Rural e Record Paraná (RIC). Antes de trabalhar nas arenas, Marco foi jogador de futebol profissional nos anos 80, foi goleiro do Noroeste de Bauru, depois ingressou na Polícia Militar Rodoviária.
BOLINHA MOROU EM ARAÇATUBA
Édson Cabariti, mais conhecido artisticamente comoBolinha nasceu em Santos/SP, mas mudou-se ainda cedo para ARAÇATUBA (180 Km de Dracena) no dia 16/07/1936. Édson Cury, como também era chamado, estreou como apresentador de programa de auditório aconteceu quase por acaso, em janeiro de 1967, convocado a substituir o apresentador Chacrinha, que havia se desentendido com os diretores da emissora, Bolinha não apenas levou o programa adiante, como aumentou a sua audiência, mas ficou conhecido mesmo com o Clube do Bolinha, programa que ficou no ar por 20 anos na TV Bandeirantes, (1974-1994) alcançou oito pontos no Ibope e era um dos líderes de audiência da emissora. Uma marca registrada do programa eram as bailarinas, chamadas carinhosamente de “boletes”. O apresentador morreu às 2h30 do dia 1º de julho de 1998, aos 61 anos, vítima de câncer no aparelho digestivo. Bolinha foi sepultado no cemitério do Paquetá, na cidade de Santos.
ÍRIS STEFANELLI É TUPÃENSE
Irislene Stefanelli ou simplesmente Íris Stefanelli nasceu em TUPÃ (120 Km de Dracena) no dia 23/07/1979. Aos 17 anos de idade, quando a família decidiu ir para Uberlândia/MG em busca de mais oportunidades, Íris não aceitou muito bem a mudança pois em Tupã, tinha muitas amigas, jogava vôlei e fazia judô. Contrariada, foi para a casa de uma tia em Barueri. Foi nessa época que Íris soube que tinha hipotireoidismo. Porém, bastou descobrir que não poderia passear sozinha para voltar para a casa dos pais. Em Uberlândia, cursou a faculdade de enfermagem até o penúltimo período e trabalhou como sacoleira para custear os estudos com o objetivo de melhorar a situação financeira da família, interrompeu o curso a seis meses antes da formatura para entrar no reality showBig Brother Brasil na sétima edição do programa, da qual foi eliminada na sétima semana, em 2007. Desde então, passou a aparecer com frequência na mídia, sendo capa de várias revistas, inclusive realizou um trabalho de nu artístico para a Playboy, estampando a capa da edição de aniversário, sendo a campeã de vendas da revista em 2007. Íris foi convidada a integrar o programa TV Fama, da RedeTV!.
RENATO É MERCEDENSE
Renato Dirnei Florêncio Santos, conhecido apenas como Renato ou Renatinho é natural de SANTA MERCEDES (28 Km de Dracena) com a data de nascimento do dia 15/05/1979 começou sua carreira jogando na cidade de Dracena, onde olheiros de Campinas o levaram para o Guarani, de lá foi para p Santos, onde ganhou projeção nacional vencendo dois campeonatos brasileiros (2002 e 2004) chegando à Seleção Brasileira. Segundo volante de extrema classe, em 2002, terminou o campeonato sem ser punido nem com cartão amarelo. Suas boas atuações o levaram ao Sevilla da Espanha, onde conquistou títulos importantes e se tornou mais um ídolo da torcida. Tem como pontos fortes o domínio de bola e a visão de jogo sendo considerado um jogador leal. Voltou ao Brasil para defender o Botafogo. Atualmente voltou ao Santos, onde quer encerrar a carreira.
THAEME É PRUDENTINA
Thaeme Mariôto ou simplesmente Thaeme nasceu em PRESIDENTE PRUDENTE (100 Km de Dracena) no dia 04/10/1985 se mudou ainda criança para Jaguapitã (PR). Começou a cantar ainda criança no coral da igreja. Com seu Pop Romântico, voz doce e encantadora, além de um carisma enorme. Em 2007, ela venceu mais de 15 mil candidatos no reality show musical ‘Ídolos’ (SBT) e conquistou milhares de fãs. Logo após ser consagrada “o novo Ídolo do Brasil”, lançou o CD “Zero” com cinco faixas que fizeram parte de seu repertório no programa. Em menos de uma semana, a primeira tiragem do CD se esgotou em todas as lojas virtuais. Assim iniciou sua carreira musical, dessa vez para todo o Brasil. Hoje a cantora forma a dupla Thaeme & Thiago. A dupla esteve em duas ocasiões na rádio 95 FM de Dracena onde contaram um pouco de sua história, você pode conferir as entrevistas clicando AQUI. Em 2013 trocou de parceiro, porém continuou com o nome da dupla.
COMANDANTE ROLIN É PEREIRA-BARRETENSE
Rolim Adolfo Amaro nasceu em PEREIRA BARRETO (120 Km de Dracena) no dia 15/09/1942. Ele transformou a TAM (Táxi Aéreo Marília) na maior companhia aérea brasileira. Foi um piloto de aeronaves e empresário brasileiro; polêmico empresário que quando era presidente da TAM (Táxi Aéreo Marília), Amaro lidou com dois acidentes com Fokker F-100. Morreu ao lado da secretária, em um acidente de helicóptero em Pedro Juan Caballero, no Paraguai em 8 de julho de 2001.
SOMBRA É JUNQUEIRÓPOLENSE
O radialista Alvino Batista Soares nasceu em JUNQUEIRÓPOLIS (11 Km de Dracena), trabalhou na rádio Junqueirópolis AM, se transferiu para a rádio Eldorado, de São José dos Pinhais onde conheceu Ratinho que o convidou para integrar na sua equipe no programa, que era exibido na CNT em 1994. Desde então, foram para a Record onde começou a ser o misterioso Sombra, se mudaram para a SBT em 1997, ás vezes ele falava coisa nada a ver e o Ratinho quebrava a tela do Sombra. “Certa vez, uma mulher me reconheceu pela voz no terminal Tietê. Achei esquisito“, diz Alvino. Ele é uma espécie de segunda voz do apresentador.
SOLANGE NEVES É ARAÇATUBENSE
Solange Augusta de Castro Neves ou simplesmente Solange Neves nasceu em ARAÇATUBA (180 Km de Dracena) no dia 10/06/1951 é uma escritora e novelista que durante 17 anos foi escritora de romances. Ela foi a única colaboradora e co-autora nas novelas Mulheres de areia (1993) e A Viagem (1994). Trabalhou com Carlos Queiroz Telles na TV Cultura, no premiado programa Castelo Rá-Tim-Bum. Foi pesquisadora de textos de vários autores de telenovelas, como Amor Com Amor Se Paga, Brega & Chique, Que Rei Sou Eu? e Meu Bem, Meu Mal. Antes de Ivani Ribeiro falecer em 1995, Solange escreveu com ela a sinopse de Quem é você?, da qual roteirizou os primeiros 24 capítulos. Quem se incumbiu de dar continuidade foi o também novelista Lauro César Muniz, após Solange ter se desentendido com a direção da Rede Globo, assim foi para a TV Record onde então escreveu as telenovelas Marcas da Paixão (2000) e Roda da Vida (2002).
MARCOS É ORIENTENSE
Marcos Roberto Silveira Reis, ou apenas Marcos, nasceu em ORIENTE (170 Km de Dracena) no dia 04/08/1973. Famoso goleiro, iniciou sua carreira no modesto Lençoense da cidade de Lençóis Paulista, onde atuou nas categorias de base do clube até 1992, quando foi contratado pelo Palmeiras e se tornou atleta profissional atuando até 2012 no Palmeiras, onde é considerado um dos maiores ídolos da história do clube. Também chamado de “São Marcos” por causa de suas defesas consideradas “milagrosas”, vestiu apenas a camisa alviverde em toda a sua carreira profissional, sendo decisivo na conquista de inúmeros títulos do clube, especialmente o da Copa Libertadores da América de 1999. Foi o goleiro titular da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2002, quando a equipe conquistou seu quinto título mundial, sendo campeão também da Copa América de 1999 e a Copa das Confederações de 2005. Mesmo com forte identificação com o Palmeiras, conquistou a simpatia e a admiração de torcedores de times rivais no Brasil, por conta de seu elogiado caráter e também por ser considerado um dos grandes goleiros de todos os tempos no futebol brasileiro. Se despediu no dia 11 de dezembro de 2012, num amistoso entre Seleção Brasileira da Copa de 2002 e Palmeiras da Libertadores de 1999, sendo no dia 12 de dezembro de 2012, em homenagem a camisa 12 usada por ele durante sua carreira (12/12/2012). O jogo terminou com o placar de 2×2, com Marcos abrindo o placar numa cobrança de pênalti.
JANDIR FERRARI É PRUDENTINO
Jandir Carvalho Leite, conhecido como Jandir Ferrari nasceu em PRESIDENTE PRUDENTE (100 Km de Dracena) no dia 27/07/1965. Conhecido ator, que trabalhou em várias novelas como Rainha da Sucata, Éramos Seis, A Padroeira, A Casa das Sete Mulheres, Canavial de Paixões, Da cor do Pecado, O Profeta, Morde & Assopra, dentre outros, depois foi para a Record.
LUIZ CARLOS TRABUCO CAPPI É MARILIENSE
Luiz Carlos Trabuco Cappi nasceu em MARÍLIA (195 Km de Dracena) no dia 06/10/1951. Em 1969, aos 18 anos, começou a trabalhar no Banco Bradesco, iniciando sua carreira bancária. Em março de 2003 assumiu a presidência do Grupo Bradesco de Seguros e Previdência, onde aumentou a participação no faturamento da Organização Bradesco, chegando a 40% do resultado do Grupo. Também foi presidente da Comissão Nacional de Marketing Financeiro da FEBRABAN, Anapp e vice-presidente executivo da organização. Seguindo a tradição do Bradesco, um banco de carreira fechada e que valoriza a “prata da casa” é mais um exemplo de bancário que virou banqueiro. Em 10 de março de 2009 assumiu a presidência do Banco Bradesco S/A . Trabuco é o terceiro presidente do banco desde a morte de Amador Aguiar, em 1991. Foi considerado pela Revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009.
ROBERTO CARLOS (DIREITA) É GARCENSE
Roberto Carlos da Silva Rocha, ou simplesmente Roberto Carlos nasceu em GARÇA (230 Km de Dracena) no dia 10/04/1973. Começou sua carreira de futebol no União São João da cidade de Araras, com apenas 16 anos de idade, passou a atuar como lateral-esquerdo titular da equipe e, em virtude do bom futebol, foi convocado para a Seleção Brasileira sub-20. Depois disso jogou no Palmeiras, Internazionale (Itália), Real Madrid (Espanha), Fenerbahçe (Turquia), Corinthians e Anzhi Makhachkala (Russia), é considerado o melhor lateral-esquerdo de todos os tempos no futebol. No dia 1º de agosto de 2012, anunciou que faria sua despedida dos gramados, passando a exercer a função de Diretor de Futebol. Pra finalizar destacamos que Roberto Carlos é amante da música sertaneja, quando atuava no Fenerbahçe ouvia diariamente a rádio 95 FM de Dracena pela internet, que foi indicada pelo companheiro de quarto Edu Dracena. Uma vez ligou na emissora e concedeu uma entrevista muito descontraída com mais de meia hora de duração, onde falou de suas origens do interior paulista. Mostrou toda sua humildade naquele dia.
SIDNEY SAMPAIO É LUCÉLIENSE
Sidney Sampaio de Souza ou simplesmente Sidney Sampaio nasceu em LUCÉLIA (58 Km de Dracena) no dia 21/04/1980. Estreou na televisão com uma participação no piloto do seriado Sandy & Júnior. Em 2001, entrou para o casting da novela teen Malhação e lá permaneceu até 2003, quando transferiu-se para o SBT, onde participou do elenco da novela Canavial de Paixões. Em 2005, de volta a Globo, deu vida ao ingênuo Filipe de Alma Gêmea, filho do protagonista Rafael, vivido por Eduardo Moscovis. No ano seguinte, participou de Páginas da Vida e em 2007, viveu seu primeiro antagonista em novelas, o Pedro de Sete Pecados, onde se destacou por sua interpretação firme, no final da novela descobriu-se que foi Pedro quem colocou a bomba que Matou a vilã Ágatha. Em 2009, interpretou o judeu Benjamim na novela Caras & Bocas, interpretou Ciro da novela Salve Jorge. Faustão uma vez homenageou o cantor e o fez aparecer de surpresa em sua cidade natal aglomerando uma multidão para abraçar e tirar fotos com o filho ilustre, este fato pode ser assistido no youtube. Naquela ocasião vistou a APAE de Lucélia, como vemos no registro da foto.
RODRIGO CAIO (COM A CAMISETA DO SÃO PAULO) É DRACENENSE
Rodrigo Caio Coquette Russo ou simplesmente Rodrigo Caio nasceu em DRACENA do dia 17/08/1993. Começou jogando nas escolinhas formadoras de craques de Dracena onde foi descoberto por olheiros do São Paulo Futebol Clube. Também já serviu, e foi campeão, pelas categorias de base e campeão olímpico em 2016 pela seleção brasileira. Versátil, joga em várias posições, como por exemplo zagueiro, lateral e meio-campo. Na foto, Rodrigo está no ginásio municipal de Dracena com os também jogadores dracenenses Adriano Codorninha (esquerda) e Juliano Maquininha (direita).
ZÉ DO PRATO É REGENTENSE
José Antônio de Souza, ou simplesmente Zé do Prato, nasceu em REGENTE FEIJÓ (135 Km de Dracena) no dia 29/04/1948. É considerado o maior locutor de rodeio de todos os tempos e um dos mais requisitados às locuções de rodeios em todo país, tendo sido contemplado com inúmeros prêmios, troféus e medalhas. O sucesso do rodeio no Brasil, deveu-se ao Zé do Prato, a maneira de falar, o jeito de brincar e fazer amizade atraía grande público às arenas nas realizações dos espetáculos de rodeio. “Alou alou..”, “Boa Noitchi, boa noitchi”, foram uma das marcas de Zé do Prato em suas locuções. O apelido “Zé do Prato” surgiu por volta de 1960, quando fazia parte da fanfarra do grupo escolar de onde era estudante em Regente Feijó, por volta de 1960, onde tocava somente o instrumento prato. Foi técnico de som erm duas emissoras de rádio da cidade, e foi vereador da cidade regentense no mandato de 1973 a 1977. Em 27 de dezembro de 1991, foi internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde realizou uma cirurgia bem sucedida para sanar uma pancreatite. Durante a sua convalescença, inesperadamente foi acometido por uma infecção generalizada, falecendo na UTI para onde havia sido socorrido. Está sepultado na cidade de Piracicaba/SP.
TIAGO CAMILO É TUPÃENSE
Tiago Henrique de Oliveira Camilo ou simplesmente Tiago Camilo nasceu em TUPÃ (120 Km de Dracena) no dia 24/05/1982, mas foi criado em Bastos. Com 5 anos de idade, Tiago Camilo foi assistir ao irmão Luís em uma aula de judô e, no dia seguinte, já estava de quimono, pronto para estrear no tatame. Medalhista olímpico de prata com apenas 18 anos, nos Jogos de Sydney, Tiago Camilo repetiu o feito em 2008, nos Jogos de Pequim, dessa vez conquistando a medalha de bronze. Nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007, e no de Guadalajara (MEX) em 2011, Tiago foi medalha de ouro, mesmo disputando uma categoria acima da sua habitual. Em setembro de 2007, sagrou-se campeão mundial na categoria meio-médio no Campeonato Mundial realizado no Rio de Janeiro, vencendo todas suas sete lutas por ippon. Há alguns anos atrás Tiago foi homenageado na cidade de Dracena em um jogo de futebol beneficente.
TETSUO OKAMOTO ERA MARILIENSE
Tetsuo Okamoto nasceu em MARÍLIA (195 Km de Dracena) no dia 20/03/1932. Foi o primeiro atleta a ganhar uma medalha olímpica da história da natação brasileira. Foi uma medalha de bronze conquistado nos Jogos de Helsinque, em 1952, nos 1.500 metros livre. No ano anterior já havia sido o primeiro campeão pan-americano da natação, com a medalha de ouro nos 400 m livre e nos 1.500 m livre na primeira edição dos jogos, em Buenos Aires, em 1951. Morreu em São Paulo, aos 75 anos, vítima de insuficiência respiratória e cardíaca. Okamoto também sofria com problemas renais e fazia hemodiálise.
BRUNO RODRIGO É ANDRADINENSE
Bruno Rodrigo Fenelon Palomo, mais conhecido como Bruno Rodrigo nasceu em ANDRADINA (70 Km de Dracena) no dia 12/04/1985. Revelado pelo Jalesense, do interior paulista, Bruno se transferiu ainda muito jovem para a Portuguesa, clube onde teve oportunidade de crescer e se destacar, passando a ser visado por grandes equipes do futebol brasileiro. Em dezembro de 2009 foi transferido para o Santos. Após um 2010 de muitas lesões, incluindo 2 hérnias, Bruno Rodrigo “reapareceu” em 2011, participando de alguns jogos do Paulista e até mesmo substituindo Edu Dracena no primeiro jogo da final da Libertadores contra o Peñarol, fora de casa. O jogo ficou 0 a 0 e, além de atuar bem na defesa, Bruno quase marcou um gol de cabeça (a bola bateu no travessão). Em 26 de outubro de 2012, Bruno Rodrigo ganhou destaque por marcar o gol do título do Santos da Recopa Sul-americana em uma vitória de 2 a 0 sobre a Universidad de Chile, no Pacaembu. Foi campeão brasileiro de 2013 e 2014 pelo Cruzeiro de MG. Em 2017 defende o Grêmio de Porto Alegre.
SABRINA SATO É PENAPOLENSE
Sabrina Sato Rahal ou simplesmente Sabrina Sato nasceu em PENÁPOLIS (180 Km de Dracena) no dia 04/02/1981. Desde pequena quis ser atriz, fez ainda criança curso de teatro e balé clássico em sua cidade natal. Aos dezesseis anos, Sabrina Sato se mudou para São Paulo capital. Em 1989 consegue entrar no elenco da novela do SBT, intitulada Cortina de Vidro, onde interpretou a personagem Meg, logo após continuou estudando e virou dançarina do programa Domingão do Faustão. Com o fim da edição, a RedeTV! contrata Sato para fazendo humorístico Pânico na TV!. Hoje Sabrina é contratada da Rede Record de Televisão. Na foto ela na estrada que chega em Penápolis com o namorado da época, João Vicente.
ARNALDO WEISS É PRUDENTINO
Arnaldo Weiss nasceu em PRESIDENTE PRUDENTE (100 Km de Dracena) no dia 05/07/1930. Foi um ator de famosas novelas brasileiras, entre elas “Irmãos Coragem” e “Selva de Pedra”. Em trinta e dois anos de carreira realizou mais de quarenta trabalhos para televisão. Morreu em São Paulo no dia 02/04/1989.
ADRIANO (COM O UNIFORME DA SELEÇÃO) É DRACENENSE
Adriano Gerlin da Silva conhecido na cidade como Adriano Codorninha nasceu em DRACENA no dia 29/09/1974. Tido como grande revelação no início dos anos 90, quando foi eleito chuteira de ouro no Mundial Sub-17 de Futebol de 1991. Atuou em diversos clubes no Brasil e exterior. Marcou passagem no América Futebol Clube (São Paulo), Clube Náutico Capibaribe, Sport Club do Recife e no São Paulo Futebol Clube. Em 2005 fundou juntamente com o irmão Juliano, o clube Oeste Paulista na cidade de Presidente Prudente. O time Oeste Paulista mudou seu nome para Grêmio Prudente. Na foto aparecem políticos locais com Adriano recebendo uma homenagem na Câmara dracenenese quando ganhou o título mundial sub-20 e acabou sendo considerado o melhor jogador da competição na Austrália em 1993.
DIAS TOFFOLI É MARILIENSE
José Antonio Dias Toffoli nasceu em MARÍLIA (195 Km de Dracena) no dia 15/11/1967. Graduou-se em Direito pela USP. Trabalhou como advogado em São Paulo, de março de 1991 a julho de 1995. Nesse período, foi consultor jurídico do Departamento Nacional dos Trabalhadores Rurais da Central Única dos Trabalhadores. Em 1994, foi assessor parlamentar na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. Foi advogado do PT nas campanhas do presidente Lula em 1998, 2002 e 2006. Foi chefe de Gabinete da Secretaria de Implementação das Subprefeituras do Município de São Paulo em 2001. De janeiro de 2003 a julho de 2005, exerceu o cargo de subchefe da área de Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República, durante a gestão de José Dirceu. Foi exonerado pela ministra Dilma Roussef, a pedido. Tornou-se ministro do Supremo Tribunal Federal em 23 de outubro de 2009. Na foto ele concede entrevista ao ‘Programa do Jô’.
MAGIC PAULA É OSVALDOCRUZENSE
Maria Paula Gonçalves da Silva mais conhecida como Magic Paula, ou simplesmente Paula, nasceu em OSVALDO CRUZ (80 Km de Dracena) no dia 11/03/1962. É considerada uma das melhores jogadoras de basquetebol de todos os tempos. Paula começou a jogar com apenas dez anos de idade no “Clube das Bandeiras” onde destacou-se tanto que em 1974, foi convidada para jogar no Assis Tênis Clube (foto acima), na cidade de Assis. Após um ano e meio, o time acabou. Paula foi então para Jundiaí, jogar na equipe do Colégio Divino Salvador. Passados três meses, com apenas 14 anos, foi convocada pela primeira vez para a seleção brasileira adulta. Jogou em vários clubes, entre eles, Unimep, em Piracicaba, Tintoretto da Espanha, BCN/Piracicaba, entre outros. Nos Jogos Pan-americanos de Havana, em 1991, a seleção brasileira feminina disputou as finais do torneio com as próprias cubanas e Fidel Castro compareceu ao jogo. Nesse jogo, Magic Paula brilhou no segundo tempo: fez cinco arremessos de três pontos e acertou quatro, e as brasileiras venceram por 97 a 76. Na entrega da medalha de ouro, Fidel Castro pediu para Paula ficar de costas e apontando para sua camisa, fez um gesto negativo com o dedo como se tivesse a intenção de não entregar o ouro à atleta e, brincando, chamou-a de “bruxa”. Em 1993, Paula foi para a Ponte Preta, onde jogou ao lado de Hortência e conquistou o título mundial de clubes. Após confrontos pessoais com Hortência, Paula voltou à Piracicaba para defender o Unimep. Despediu-se da seleção brasileira, mas continuou na quadra. Após o encerramento da carreira no basquete, Paula teve uma curta participação no Ministério do Esporte, durou apenas 158 dias. Paula pediu demissão após um polêmico incidente no qual ficou constatado que o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) pagou a estadia de membros do Ministério durante a realização dos Jogos Pan-americanos de Santo Domingo. Paula é a segunda maior pontuadora da história da seleção brasileira adulta, tendo marcado 2.537 pontos em 150 partidas oficiais (foi a que mais jogou), média de 16,9 pontos por partida.
RODRIGO TABATA É ARAÇATUBENSE
Rodrigo Barbosa Tabata, mais conhecido como Rodrigo Tabata nasceu em ARAÇATUBA (180 Km de Dracena) no dia 19/11/1980. Após se destacar no Campinense, no América de Natal em 2003, e no Goiás em 2004 e 2005, Tabata chegou ao auge jogando pelo Santos em 2006, onde ganhou os títulos paulistas de 2006 e 2007. Em junho de 2008, foi para o futebol turco. Após uma passagem pelo Gaziantepspor, se transferiu para o Besiktas JK, um dos grandes clubes do país. Atualmente, joga pelo Al-Rayyan do Qatar. Se naturalizou e defendeu a seleção do Qatar.
GUILHERME É MARILIENSE
Guilherme de Cássio Alves, mais conhecido como Guilherme nasceu em MARÍLIA (195 Km de Dracena) no dia 08/08/1974. Começou a carreira profissional no Marília em 1992. O artilheiro despertou a atenção de Telê Santana e acertou com o São Paulo, lá foi campeão da Supercopa, Libertadores, Mundial Interclubes, Copa Conmebol e a Recopa Sul-Americana. Deixou o São Paulo em 1995, negociado com o Rayo Vallecano, da Espanha. Em 1997 retornou ao Brasil para defender o Grêmio. No segundo semestre de 1998 foi defender o Vasco da Gama. Em 1999, foi artilheiro do Torneio Rio-São Paulo, campeonato que o ajudou seu time a conquista. Ainda em 1999, transferiu-se para o Atlético Mineiro, e foi lá que o centroavante viveu seu melhor momento na carreira. No Brasileirão daquele ano, Guilherme foi artilheiro e conduziu o time à final do campeonato. O Atlético Mineiro acabou com o vice-campeonato. Em 2002, foi para o Corinthians, no entanto, a passagem de Guilherme pelo Corinthians não ficou marcada apenas por gols. Em outubro, o jogador se envolveu, próximo à sua cidade Marília, num grave acidente automobilístico que resultou na morte de duas pessoas. Psicologicamente abalado, não voltou a jogar o mesmo futebol no Corinthians, que acabou sendo vice-campeão brasileiro daquele ano, perdendo para o Santos, no jogo das famosas pedaladas. Retornou ao Atlético MG e pouco tempo depois deixou o país mais uma vez para defender o Al-Ittihad, da Arábia, onde ficou por apenas uma temporada. Em 2004, surpreendeu e foi para o maior rival do Atlético, o Cruzeiro. Deixou o clube azul e foi para o Botafogo em 2005. Em 2006 foi convidado pelo Marília, para ocupar o cargo de auxiliar-técnico. Permaneceu no cargo até o término do Campeonato Brasileiro da Série B de 2007. Em 2010 exerceu o cargo de auxiliar técnico do Atlético. No dia 15 de fevereiro de 2011, foi anunciado como treinador do Ipatinga. Em 2012, retorna novamente ao Marília, só que como treinador principal. Guilherme esteve em um jogo comemorativo em Dracena há alguns anos.
GUI SANTANA É PENAPOLENSE
Guilherme Ventura Santana, conhecido como Gui Santana nasceu em PENÁPOLIS (180 Km de Dracena) no dia 09/12/1986. Gui sempre sonhou em trabalhar no rádio e na televisão. Aos dezoito anos estreou na rádio Ativa FM no programa Ninguém Merece! ao lado dos principais locutores da cidade. Foi ali que teve seu primeiro teste. O programa era repleto de trotes, esquetes radiofônicas, paródias musicais, imitações e convidados que eram alvos de piadas. Após o sucesso no rádio, Gui deixou a cidade para correr atrás de seus objetivos. Formou-se no curso de Rádio e TV na cidade de São Paulo onde ficou conhecido nacionalmente através do programa Comédia MTV da MTV Brasil, onde fazia imitações. Atualmente, trabalha na Rádio Jovem Pan e no programa Pânico na Band da Rede Bandeirantes.
GILBERTO E GILMAR SÃO RINÓPOLENSE
A dupla sertaneja de irmãos, Gilberto e Gilmar nasceram na cidade de Rinópolis (100 Km de Dracena). Ainda crianças, mudaram com a família para a capital paulista. Na época, Gilberto tinha nove anos e Gilmar oito. A paixão pela música motivou esses irmãos a formarem dupla na infância; ganhando o incentivo do pai Sr. Joaquim Gomes de Almeida. A primeira apresentação em público de “Gilberto & Gilmar” foi em um concurso de violeiros promovido pela Rádio Oswaldo Cruz. Morando na capital paulista, iniciaram a carreira participando como calouros do programa de Silvio Santos, em 1969, na extinta TV Paulista. No ano seguinte, foram convidados pela dupla “Tonico & Tinoco” para fazer parte da gravação do disco “26 anos de Glória”. Nesse disco, Gilberto & Gilmar gravaram duas músicas e também fizeram o papel de Tonico & Tinoco quando eram crianças. Em 1981, Gilberto que fazia 2ª voz passou a fazer 1ª voz da dupla, e assim, logo gravaram o disco “Assino com X” que foi sucesso em todo o Brasil, onde a dupla recebeu o primeiro disco de ouro. Já colecionam vários discos de platina e ouro. Tive a oportunidade de saber mais da história da dupla na entrevista abaixo, de o play e confira, ou clique AQUI.
ASSISTA ACIMA UMA ENTREVISTA EXCLUSIVA DE GILBERTO E GILMAR PARA O BLOG DO DIEGO:
JULIANO SPADÁCIO É DRACENENSE
Juliano Gonçalves Spadacio, conhecido em sua cidade como Juliano Maquininha nasceu em DRACENA no dia 16/11/1980 é um jogador de futebol que defendeu as camisas dos seguintes clubes: XV de Jaú, União S. João, Ituano, Corinthians, Salzburg (Áustria), Paulista, Atlético PR, Nacional (Portugal), Rapid Bucuresti (Romênia), Guarani, Paok (Grécia), Astra Ploiesti (Romênia), Anorthosis Famagusta FC (Chipre), atualmente está no PAOK (Grécia). No ano de 2005, Juliano participou da maior conquista da história do Paulista de Jundiaí, a Copa do Brasil. Hoje está aposentado dos gramados.
RICARDO PRADO É ANDRADINENSE
Ricardo Prado, nasceu em ANDRADINA (70 Km de Dracena) no dia 03/01/1965. É considerado o maior nadador brasileiro da década de 1980. Começou a nadar aos cinco anos de idade, por influência dos irmãos mais velhos. Aos 6 anos disputou o primeiro campeonato brasileiro infantil. Foi campeão brasileiro pela primeira vez aos sete anos de idade, nos 50 metros nado borboleta. Com apenas 12 anos de idade, fez parte da seleção brasileira onde ganhou oito medalhas (quatro de ouro e quatro de prata) e ainda quebrou o recorde infantil sul-americano nos 200 metros medley. Participou dos Jogos Olímpicos de Moscou em 1980, quando tinha 15 anos. Em 1983, Ricardo Prado conquistou 2 duas medalhas de ouro e duas de prata nos Jogos Pan-americanos de Caracas. Atualmente é formado em Economia, com mestrado, pela Universidade Metodista de Dallas, no Texas, e em Educação Física. Em 2003, aos 38 anos, sofreu um enfarte, e foi submetido a uma cirurgia cardíaca para a implantação de três pontes de artéria mamária e duas de safena. Trabalhou como gerente de esportes do Comitê Organizador dos Jogos Pan-americanos (Rio 2007) e é comentarista esportivo da ESPN Brasil.
VICTOR É ANASATACIANO
Victor Leandro Bagy, ou simplesmente Victor nasceu em SANTO ANASTÁCIO (80 Km de Dracena) no dia 21/01/1983. Na posição de goleiro, Victor foi campeão da Copa do Brasil de 2005 pelo Paulista, Copa das Confederações de 2009, pela Seleção Brasileira, além de participar da Copa América de 2011. Começou sua carreira no ano de 1997 nos infantis do São Paulo Futebol Clube aos 14 anos. Victor decidiu se transferir para outro clube do estado, se mudando de São Paulo para Jundiaí para defender o Paulista em 1998. Foi destaque da equipe nos campeonatos paulistas de juniores, e em 2000, aos 17 anos de idade, iniciou sua carreira como profissional. No ano de 2008 acontece sua contratação pelo Grêmio, onde foi ídolo conquistando o campeonato Gaúcho de 2010. Se transferiu do Sul para Minas, onde defende o Atlético MG desde 29 de junho de 2012 onde foi o goleiro titular no título da Libertadores de 2013, sendo o destaque em vários jogos defendendo alguns pênaltis, sendo campeão. Vitor foi um dos 3 goleiros convocados para a Copa do Mundo de 2014 disputada no Brasil. Na foto Victor está em sua cidade natal.
EDUARDO LAFON ERA TUPÃENSE
Eduardo Lafon nasceu em TUPÃ (120 Km de Dracena) no ano de 1948. Trabalhou em quase todas redes de TVs abertas do país, as redes Bandeirantes (mantendo por 19 anos), Globo, Gazeta, Record e SBT. Após ser contratado pela Record em 1993, foi o responsável pela mudança do perfil do canal após a compra pelo Edir Macedo e dando projeção nacional os nomes Ana Maria Braga e Ratinho. Lafon se tornou amigo pessoal de Carlos Massa, o Ratinho, nas constantes visitas ao canal CNT Curitiba e foi o responsável pela descoberta dele. Apostando no talento do apresentador, convenceu dirigentes da Record que o contrataram em 1997 e deu certo, tornando-se uns dos mais influentes dirigentes de emissoras de TVs na década de 90. Logo após a contratação de Ratinho pelo SBT, Silvio Santos também demonstrou interesse em trazer Lafon à emissora. Deixou a Record no final de outubro de 1998 e foi ao SBT. Em 1999 foi descoberto que tinha câncer nos rins. Desde então, fez vários tratamentos no Brasil e nos Estados Unidos. No decorrer dos tratamentos de 1999 a 2000, o câncer atingiu em várias partes dos órgãos, incluindo estômago e os pulmões e não tinha chances de sobreviver. Mesmo doente e diagnóstico negativo, o superintendente artístico não se afastou de suas atividades no SBT, atuando como responsável por toda a programação artística. Morreu na madrugada do dia 27 de setembro de 2000 aos 53 anos.
XANDÃO É ARAÇATUBENSE
Alexandre Luiz Reame, mais conhecido como Xandão nasceu em ARAÇATUBA (180 Km de Dracena) no dia 23/02/1988. É um zagueiro que já defendeu o Guarani, Atlético Paranaense, Desportivo Brasil, Fluminense, Grêmio Barueri. Depois de realizar boa temporada de 2009 pelo Grêmio Barueri, o zagueiro foi apresentado pelo São Paulo em 2010. Em 2011 foi negociado com o Sporting, onde se apresentou em 2012. Foi para a Rússia em 2013 e jogou pelo Kuban Krasnodar e Anji.
BASÍLIO (DIREITA) É ANDRADINENSE
Valdeci Basílio da Silva, ou simplesmente Basílio nasceu em ANDRADINA (70 Km de Dracena) no dia 14/07/1972. Jogou em dezenas de times no Brasil, entre eles, Coritiba, palmeiras, Grêmio, mas foi no Santos que mais ficou conhecido, chegou a ser chamado de Talismã, pois entrava e já decidia o jogo. No Marília Atlético Clube , clube em que o jogador se tornou ídolo após uma brilhante passagem em 2003 sendo conhecido também como Basigol, o atacante deixou os gramados no final de 2010, aos 37 anos, e escolheu o MAC para terminar sua carreira pela história que tem no clube e pelo carinho que a fanática torcida. Tem em seu currículo os títulos de campeão Paranaense de 1999 pelo Coritiba, do Rio-São Paulo e Copa dos Campeões de 2000 pelo Palmeiras, Campeão Paulista de 2002 pelo Ituano, Campeão Brasileiro de 2004 pelo Santos e Campeão Goiano pelo Itumbiara.
THIAGUINHO (DIREITA) É PRUDENTINO
Thiago André Barbosa mais conhecido como Thiaguinho nasceu em PRESIDENTE PRUDENTE (100 Km de Dracena) no dia 11/03/1983. Estudou na Unoeste, porém o mundo da música falou mais alto. Tem muitos parentes na cidade de Pirapozinho/SP. Aprendeu a tocar violão e começou a compor aos 12 anos. Aos 15 anos fundou seu primeiro grupo de samba, Sabe Demais, produzindo mais tarde o primeiro CD do grupo. Em 2002 participou do programa Fama, da Rede Globo. A partir de 2003 integrou o grupo Exaltasamba. Com o grupo gravou oito CDs e quatro DVDs. Em 2010 a música “Valeu”, de sua autoria em parceria com Rodriguinho, conquistou o Prêmio de Música Digital na categoria “Música Mais Vendida”. A partir de 2012 seguiu carreira solo. Thiaguinho é casado com a atriz Fernanda Souza. Ele concedeu uma entrevista exclusiva para o Blog, clique AQUI e confira:
ASSISTA ACIMA UMA ENTREVISTA EXCLUSIVA DE THIAGUINHO PARA O BLOG DO DIEGO:
EDU DRACENA (ESQUERDA) É DRACENENSE
Eduardo Luiz Abonízio de Souza, mais conhecido como Edu Dracena nasceu em DRACENA no dia 18/05/1981. Iniciou sua carreira de jogador no Guarani em 1995, com apenas 13 anos. Após passar pelas categorias de base, estreou no profissional aos 17 anos (em 1999) Edu teve passagem rápida pelo Olympiacos da Grécia. Voltou ao Brasil em 2002, para o mesmo Guarani. Foi contratado pelo Cruzeiro em fevereiro de 2003. No clube mineiro, conquistou três vezes o Campeonato Mineiro, em 2003, 2004 e 2006, a Copa do Brasil em 2003 e o Campeonato Brasileiro de 2003. Em agosto de 2006, tranferiu-se para o Fenerbahçe da Turquia, onde permaneceu por três anos e conquistou o Campeonato Turco de 2007. Em 2009, rescindiu o contrato com o clube turco e voltou ao Brasil para jogar pelo Santos. Em 2010, após fazer um excelente Campeonato Paulista pelo Santos (onde foi campeão), foi eleito o melhor zagueiro do torneio. Ainda naquele ano, viria a ser muito importante na conquista da Copa do Brasil, marcando o gol do título em pleno Barradão. Edu Dracena assumiu o posto de capitão da equipe. No Paulista de 2011, a equipe do Santos voltou a ter atuações de destaque, coroando-se ao final do campeonato bi-campeão paulista. Edu Dracena acabou o campeonato sendo mais uma vez eleito o melhor zagueiro do torneio. Na Libertadores da América Edu voltou a fazer um gol importante na semi-final contra o Cerro Porteño no Estádio do Pacaembu, levando o Santos para mais uma final de Libertadores (que viria a ser ganha em cima do Penãrol do Uruguai). Naquele ano foi vice campeão mundial. O ano de 2012 começou com o Santos tornando-se mais uma vez tri-campeão paulista. Pela terceira vez consecutiva Edu Dracena foi o melhor zagueiro do Paulistão. No começo da temporada de 2015 acertou sua transferência para o Corinthians, onde permaneceu até dezembro. Após ser campeão Brasileiro, anunciou sua transferência para o Palmeiras onde também foi campeão brasileiro. Na Seleção Brasileira, Edu foi convocado diversas vezes, mas apenas atuou em duas partidas, ambas em 2007, porém integrou o grupo na Copa das Confederações de 2003.
TONY TORNADO É MIRANTENSE
Antônio Viana Gomes, mais conhecido como Tony Tornado nasceu em MIRANTE DO PARANAPANEMA (114 Km de Dracena) no dia 26/05/1930. Aos 11 anos de idade Tony fugiu de casa e foi parar no Rio de Janeiro onde se tornou menino de rua e ganhava a vida vendendo amendoim e engraxando sapatos. Aos 18 anos serviu na Escola de Paraquedismo de Deodoro junto com o empresário Silvio Santos. Tony iniciou sua carreira artística nos anos 60 com o nome artístico de Tony Checker. Ainda nos anos 60, viajou aos Estados Unidos onde morou por cinco anos em Nova York onde atuou como traficante de drogas e cafetão, para enganar o departamento de imigração, fingia ser um funcionário de um lava-rápido. Nessa época, Tony conheceu outro brasileiro que também morava em Nova York, o também cantor Tim Maia. Em 1970, adotou o nome com o qual passou a ser conhecido “Tony Tornado”, influênciado por James Brown, Tony foi um dos artistas que introduziu a Soul Music e o Funk na música brasileira. Nesse mesmo ano, ao lado do Trio Ternura defendeu a canção BR-3, que conseguiu o primeiro lugar no festival. Estreou na televisão em 1972 com a novela Jerônimo, da TV Tupi. Participa frequentemente de várias novelas e minisséries, mas quase nunca, infelizmente, em papéis de destaque. O maior papel de sua carreira na TV foi o chefe da segurança pessoal do presidente e estadista Getúlio Vargas, Gregório Fortunato, o “Anjo Negro”, na minissérie Agosto, de 1993. Outro papel marcante de sua carreira foi Rodésio, que trabalhava para a Viúva Porcina (Regina Duarte), em Roque Santeiro – tão marcante que, em um dos finais gravados, era Rodésio quem terminava com Porcina, que no entanto foi vetado pela emissora Globo por medo da reação do público. Foi casado com a atriz Arlete Salles na década de 70. É pai do também ator Lincoln Tornado, que recentemente interpretou o personagem Ezequiel, na telenovela global Escrito nas Estrelas. Atualmente, Tony voltou a se apresentar nos palcos de todo país cantando seus maiores sucessos, acompanhado da banda Funkessência e de seu filho, o cantor e também ator Lincoln Tornado. Tony se considera prudentino, pois na época em que nasceu, a cidade de Mirante do Paranapanema pertencia a Presidente Prudente.
TUPÃZINHO (CENTRO) MOROU EM TUPÃ
Pedro Francisco Garcia,mais conhecido comoTupãzinho, nasceu em Uchoa/SP no dia 07/07/1968. Nos primeiros anos de vida mudou-se para TUPÃ (120 km de Dracena) onde passou sua infância e adolescência. Começou a jogar futebol no Tupã FC, de lá foi para o São Bento de Sorocaba de onde saiu para fechar com o Corinthians, tornando-se conhecido nacionalmente ao marcar o gol do título do primeiro Campeonato Brasileiro conquistado pelo clube. Jogou também no Fluminense, América Mineiro, XV de Piracicaba e outros clubes de menor expressão. Atualmente, é treinador do Grêmio Maringá. Antes, comandou o Tupã FC e o Grêmio Prudente. Nas eleições municipais de 2012, Tupãzinho elegeu-se vereador de Tupã pelo PDB. Em 2016, concorreu à reeleição pelo mesmo partido, mas não conseguiu.
FERREIRA MARTINS É RANCHARIENSE
José Ferreira Martins Filho, mais conhecido como Ferreira Martins nasceu em RANCHARIA (150 Km de Dracena) em 1949. É um dos mais conceituados locutores publicitários brasileiros. Foi uma das vozes dos noticiários da extinta TV Tupi de São Paulo na década de 1960 até 1971, quando se tornou apresentador eventual do Jornal Nacional entre 1972 e 1974. Depois foi para o Jornal da Band (então Jornal Bandeirantes), com Joelmir Beting (como podemos ver na imagem acima) e Ronaldo Rosas, No final dos anos 1980, brevemente dividiu a bancada do noticiário com Marília Gabriela. Entre seus trabalhos mais conhecidos na propaganda estão as campanhas eleitorais do PSDB, os comerciais da cerveja Antarctica do começo dos anos 1990 (“uma paixão nacional”), as peças publicitárias do sabão em pó Omo, do Bradesco e da Hyundai, além de ter sido por muitos anos a voz oficial usada pelo Banco Bamerindus em suas propagandas. Atualmente é locutor de chamadas e de campanhas institucionais da TV Vanguarda, afiliada da Rede Globo em Taubaté e São José dos Campos, no interior do Estado de São Paulo.
HERÓDOTO BARBEIRO É DE AGISSÊ (VILAREJO DE RANCHARIA)
Heródoto Barbeiro nasceu em AGISSÊ (180 Km de Dracena) no dia 28/03/1946, o local é um vilarejo de Rancharia. Formado em História pela Universidade de São Paulo, antes de ser jornalista, foi professor durante vinte e cinco anos de história contemporânea, lecionando na própria USP e no Colégio Objetivo. Sua carreira na televisão começou em meados da década de 1970 na TV Gazeta, na atração Show de Ensino. Em 1991 participou da criação da rádio CBN, onde foi âncora e gerente de jornalismo do Sistema Globo de Rádio. Na TV Cultura, onde esteve por 17 anos, foi apresentador de vários programas, dentre eles o Roda Viva em duas ocasiões: entre 1994 e1995, e entre 2009 e 2010. Em janeiro de 2011, Heródoto deixa a rádio CBN e a TV Cultura para atuar como âncora na Record News.6 , apresentando o Jornal da Record News.
ZANONI FERRITE MOROU EM TUPI PAULISTA
Zanoni Ferrite nasceu em 1946 e morou por algum tempo na cidade de TUPI PAULISTA (15 Km de Dracena). Foi um ator que começou no teatro e estreou em televisão fazendo o principal papel masculino da telenovela “Pingo de Gente” na TV Record em 1971. No cinema seu primeiro trabalho foi em “Geração em Fuga” em 1972 ao lado de Susana Gonçalves. No cinema brasileiro fez ainda: “Quem Tem Medo de Lobisomem?” em 1973; “Motel” em 1974, “Noite Sem Homem” em 1976 e “Os Amantes da Chuva” em 1978. Em televisão trabalhou também na TV Tupi e na Rede Globo e fez as telenovelas: “Tempo de Viver” (1972); “Escalada” (1975); “Pecado Capital” (1975); “Anjo Mau” (1976); “Estúpido Cupido” (1976); “O Julgamento” (1976); “O Profeta” (1977) e “Um Sol Maior” (1978). Faleceu num acidente automobilístico na capital paulista em 25 de julho de 1978. Na época, Ferrite estava gravando a novela O Direito de Nascer, na TV Tupi na trama ele era o personagem Dom Jorge Luís sendo substituído por Adriano Reys. Em homenagem ao ator, a cidade de Tupi Paulista deu seu nome ao Teatro Municipal.
HELEN GANZAROLLI MOROU EM PRESIDENTE VENCESLAU
Helen Ticiane Ganzarolli ou simplesmente Helen Ganzarolli nasceu em São Paulo no dia 28/07/1979, mudou-se para PRESIDENTE VENCESLAU (60 Km de Dracena) no ano de 1991, onde participou de vários concursos de beleza e conquistou vários títulos. Em 1996, ao vencer um concurso chamado Miss Turismo São Paulo, e participar também do Garota Rodeio Brasil, em Barretos, ela ganhou repercussão, o que lhe rendeu um contrato com a Ford Models, e a partir daí, conseguiu exposição na mídia. Em 2000, passou a trabalhar no programa Sabadão Sertanejo, no SBT, e, em seguida, foi convidada pelo apresentador para ser a Garota da Banheira no programa Domingo Legal. Com o quadro sensual, foi convidada a para posar como capa da Playboy. Helen foi convidada por Silvio Santos no início de 2008 para apresentar o programa Fantasia. Ele decidiu retirá-la do Domingo Legal, para que ela se dedicasse totalmente ao programa, que no início era transmitido ao vivo de madrugada, depois nas tardes da emissora. Atualmente é contratada para participações esporádicas no SBT.
ZÉ BETTIO (DENTRO DO AUTOMÓVEL) É PROMISSENSE
José Bettio, ou apenas Zé Bettio, nasceu em PROMISSÃO (210 Km de Dracena) no dia 02/01/1926. Iniciou sua carreira artística percorrendo o interior de São Paulo e Paraná com o trio “Sertanejos Alegres”, junto com Antonio Moraes e Afonso. Após o término do grupo, passou a tocar sanfona em um concurso de calouros da Rádio Tupi, quando conheceu alguns outros músicos e formou o “Zé Bettio e seu Conjunto”. Zé Bettio se tornou radialista por acaso. Certo dia, quando se apresentava em uma rádio de Guarulhos, o locutor da emissora faltou, e o próprio acabou assumindo a leitura dos anúncios daquela transmissão, agradando aos ouvintes. Hoje divide seu tempo curtindo sua merecida aposentadoria nas cidades de Garça e Rinópolis. Na foto ele está dentro do veículo conversando com amigos na cidade de Rinópolis.
GILBERTO BARROS MOROU EM FLÓRIDA PAULISTA
Gilberto Barros, também conhecido como Leão, nasceu em Piracicaba no dia 03/12/1958, porém mudou-se ainda criança para FLÓRIDA PAULISTA (45 Km de Dracena), cidade esta que adotou como sua ‘cidade natal’. Gilberto já mostrava jeito pela profissão desde menino. Os amigos de infância relembram que aos 13 anos tinha a mania de narrar as corridas de carrinho de rolimã da molecada. E ainda na fase de garoto, viajava escondido no banheiro do trem de Flórida Paulista para a cidade de Lucélia, onde gravava seu programa de rádio que ia ao ar aos domingos. Como os seus pais não sabiam, voltava pra casa como se nada tivesse acontecido, de caderninho da escola debaixo do braço. E foi a partir da primeira experiência profissional na Rádio Difusora que o microfone passou a ser parte integrante da sua vida. Passou por Lins, onde cursou a Faculdade de Engenharia, enquanto trabalhava paralelamente na Lins Rádio Clube. Mais tarde, tornou-se apresentador da Rede Globo, trabalhando ao mesmo tempo em emissoras de rádio de Bauru (Bauru Rádio Clube – da Rede Bandeirantes e a Terra Branca). Em 1987, mudou-se para São Paulo, onde foi contratado pela Rádio Globo, permanecendo até meados da anos 90. Estreou na Rede Record em 1998, apresentando o Disque Record. Depois foi convidado a apresentar o programa Cidade Alerta, e o fez durante alguns meses, até assumir o comando do programa Leão Livre (antigo Ratinho Livre) substituindo o apresentador Ratinho, contratado pelo SBT. Depois foram lançados os programas Quarta Total e Domingo Show. Em julho de 2002 deixou a Rede Record e foi contratado pela Rede Bandeirantes, onde estreou comandando o Sabadaço e posteriormente o programa Boa Noite Brasil, chegando a ser o apresentador com maior tempo de exposição semanal na televisão brasileira. Em 2007, apresentou ainda na Bandeirantes o game-show A Grande Chance. Apresentou o programa “Sábado Total” na RedeTV!. Na foto ele visita um amigo na cidade de Flórida Paulista.
ISABELE BENITO (A PRIMEIRA DA ESQUERDA PARA DIREITA) É ANASTACIANA
Isabele Benito nasceu em SANTO ANASTÁCIO (85 Km de Dracena) no dia 24/07/1980. Se formou em Jornalismo pela Faculdade Unoeste, em Presidente Prudente. Começou a carreira em uma rádio de sua cidade natal. É diplomada em jornalismo e começou sua carreira na TV Fronteira Paulista que é afiliada da Rede Globo em Presidente Prudente onde foi produtora, estagiária e repórter. Isabele foi repórter da sucursal da TV em Dracena por algum tempo. Depois foi setorista da Bolsa de Valores pelo Canal Rural, RBS na BM&F Bovespa até a mudança para o Rio de Janeiro onde conseguiu emprego no SBT daquela cidade, primeiro como repórter e depois como apresentadora do SBT Rio, com um estilo desconhecido no Oeste Paulista, ela tem uma postura mais agressiva, principalmente com o Dedo na cara, um gesto de indignação à tudo que está errado e as autoridades.
CIRO GOMES MOROU EM ADAMANTINA
Ciro Ferreira Gomes ou apenas Ciro Gomes, apesar de nascido em Pindamonhangaba, no dia 06/11/1957, viveu até os cinco anos de idade, em ADAMANTINA (50 Km de Dracena), logo depois se mudou para Sobral no Ceará. Onde éformado em direito pela Universidade Federal do Ceará. Em 1990, foi eleito governador do Ceará, sendo o primeiro governador a ser eleito pelo PSDB. Ficou no posto entre 1991 e 1994. Em 1996, quando filiou-se ao recém-criado PPS para concorrer à presidência da República em 1998. Foi o terceiro mais votado com 7.426.190 votos (ficou atrás de Fernando Henrique Cardoso e Luís Inácio Lula da Silva). Em 2002 disputou novamente o cargo público mais importante do país pelo PPS e terminou o pleito em quarto lugar com 10.170.882 votos (ficou atrás de Lula, José Serra e Anthony Garotinho). Foi casado com duas “Patrícias”, a primeira foi sua aliada política Patrícia Saboya Gomes, o casamento durou de 1983 a 1999, o segundo casamento foi com a atriz Patrícia Pillar (foto), que durou de 1999 a 2012.
FERNANDA CONCON É FILHA DE DRACENENSE
Fernanda Concon, Apesar de ser Paulistana, é filha de dracenense e possui parentes em Dracena e Osvaldo Cruz. Giovanna Concon (na foto), mãe de Fernanda nasceu em Dracena, posteriormente mudou-se para São Paulo. Fernanda fez um seriado no canal GNT, trabalhou com Glória Pires no filme “É proibido Fumar”, fez participações no CQC da Band, além de inúmeros comerciais para a TV, seu trabalho mais famoso foi interpretando a personagem ALÍCIA na novela Carrossel do SBT e nos filmes do Carrossel, que a deixou conhecida no Brasil inteiro. Clique AQUI para assistir uma entrevista exclusiva com ela e com o amigo Gustavo Daneluz onde falam sobre a região.
ASSISTA ACIMA UMA ENTREVISTA EXCLUSIVA DE FERNANDA CONCON PARA O BLOG DO DIEGO:
ORLANDO DUARTE É RANCHARIENSE
Orlando Duarte nasceu em RANCHARIA (150 Km de Dracena), em 18/02/1932. É um dos jornalistas brasileiros mais conceituados no meio esportivo. Com mais de 50 anos de profissão, cobriu 14 Copas do Mundo desde 1950 e 10 jogos olímpicos, trabalhou nas TVs Globo, SBT, Jovem Pan UHF, Bandeirantes, Gazeta e Cultura. Na rádio Jovem Pan ficou por 22 anos, e na Trianon, por 6. Além disso, teve passagens pelos jornais Gazeta Esportiva, A Gazeta, Mundo Esportivo, O Tempo, Última Hora e o Diário da Noite e publicou mais de 25 livros. Atualmente, Orlando Duarte escreve a coluna “O Informal”, publicada em dezenas de jornais brasileiros.
BISPO FORMIGONI (DIREITA) É LUCÉLIENSE
Rogério Formigoni, nasceu em LUCÉLIA (58 Km de Dracena) em 1977. Foi viciado e traficante na região, com 19 anos mudou-se para Americana/SP, largou as drogas e hoje é um conhecido Bispo da Igreja Universal do Reino de Deus e ajuda na recuperação de viciados em substâncias químicas. Autor do livro “A última pedra — Vícios têm cura”. Ficou conhecido pelas redes sociais em um vídeo onde seu amigo conhecido como Luciano Farinha (foto) conta as “aventuras” do bispo em sua época de viciado.
LÉO BIANCHI É PRUDENTINO
Leonardo Bianchi, ou apenas Léo Bianchi, nasceu em PRESIDENTE PRUDENTE (100 Km de Dracena). Jornalista formado em 2006 pela Universidade do Oeste Paulista, a Unoeste, seu primeiro trabalho foi na equipe esportiva da Rádio Globo de Presidente Prudente. Depois passou pela TV Fronteira Paulista, Rádio Comercial AM e TV Bandeirantes. Saiu de Prudente para trabalhar na na TV Tem de Itapetininga, logo depois foi para a TV Tem de Bauru, onde apresentava o Tem Esportes. O jovem jornalista chamou atenção da emissora da capital quando foi cobrir férias do repórter Ivan More (já citado nesta matéria por ser de Presidente Venceslau). Atualmente comanda o ‘Globo Esporte’ de São Paulo esporadicamente. Sobre Prudente, Léo diz que sente falta dos lanches da cidade “É um melhor que o outro, e tem que ser com muito molho, que é uma coisa que você só encontra na cidade, não tem em nenhum outro lugar”.
DINHO (CENTRO) É FILHO DA DRACENENSE CÉLIA ALVES (A PRIMEIRA DA ESQUERDA PARA DIREITA)
Dinho foi o vocalista de um dos maiores fenômenos da música brasileira, Mamonas Assassinas. Ele nasceu na Bahia, mas é filho de Célia Alves, que nasceu em DRACENA no dia 10 de julho de 1953 depois mudou-se da cidade e conheceu seu Hildebrando. Foram morar em Irecê na Bahia onde tiveram 3 filhos: Marcos, Grace e Alecsander. Hoje reside em Guarulhos. Dinho morreu em um acidente aéreo com todos os integrantes da banda em 2 de março de 1996, 3 dias antes de completar 25 anos de idade. Consta que a família já veio algumas vezes a Dracena e que Dinho, antes de ser famoso, adorava passar o fim de semana na extinta “Prainha” em Panorama. Em apresentação dos Mamonas no ‘Programa Livre’ do SBT e em show na cidade, Dinho citou a nacionalidade de sua mãe. Clique AQUI para assistir uma entrevista exclusiva com Dona Célia e clique AQUI e assista o momento em que Dinho confirma que sua mãe é de Dracena.
CONFIRA ACIMA UMA ENTREVISTA EXCLUSIVA DE CÉLIA ALVES PARA O BLOG DO DIEGO:
VICTÓRIA ROCHA É TUPIENSE
Victória Rocha de Oliveira Ângelo nasceu na cidade de TUPI PAULISTA (15 Km de Dracena) no dia 17/01/1992. Sempre desenvolta e extrovertida em seus primeiros anos de vida, aos 6 anos fez teste para a novela Chiquititas, no SBT, e desbancou cerca de 5 mil candidatas, entrando assim para a primeira versão do folhetim infanto-juvenil. Resultado esse que mudou completamente a rotina da garotinha de 6 anos, e claro, de seus pais Lailton e Luiza. Em Chiquititas, Victória interpretou a orfã Nádia. Após este trabalhou, ela protagonizou sua segunda novela, transmitida pela Rede TV. O Sonho de Luiza estreou em 16 de setembro de 2002. Continua na ativa e se apresenta em espetáculos teatrais de todo o Brasil. Clique AQUI e leia uma entrevista com Victória Rocha.
FERNANDO (ESQUERDA) É FILHO DE ADAMANTINESE
Fernando Fakri de Assis, mais conhecido como Sorocaba, é um cantor que forma a dupla sertaneja ‘Fernando & Sorocaba’. Ele nasceu em São Paulo/SP, mas é filho de José Carlos Assis (foto), um advogado nascido na cidade de ADAMANTINA (50 Km de Dracena). Em visita ao Centro de Treinamento do Santos Futebol Clube, na cidade de Santos em 2012, o cantor se encontrou com o jogador Edu Dracena e revelou ser filho de um adamantinense. Na ocasião Edu brincou “Adamantina que é distrito de Dracena, faz parte da ‘grande Dracena’”. Assista este momento clicando AQUI.
JOSEVAL PEIXOTO (DIREITA) MOROU EM RANCHARIA, PARAGUAÇU PAULISTA E PRESIDENTE PRUDENTE
Joseval Peixoto, é um jornalista, radialista e advogado brasileiro. Atualmente contratado de dois dos maiores veículos de comunicação do Brasil, a Rádio Jovem Pan e o SBT, onde apresenta, respectivamente, o Jornal da Manhã e o SBT Brasil. Ele nasceu no Rio de Janeiro em 26/09/1938, porém com 2 anos de idade, mudou-se para RANCHARIA (150 Km de Dracena). Estudou e começou a trabalhar em comunicação em PARAGUAÇU PAULISTA (195 Km de Dracena). Mas, o interesse pela profissão de jornalista aconteceu mesmo em PRESIDENTE PRUDENTE (100 Km de Dracena), para onde se mudou em 1955, a fim de terminar o colegial. Lá, ingressou na Rádio Presidente Prudente, onde leu crônicas, foi rádio-ator, mancheteiro de jornal-falado, apresentou programas de auditório, narrou missa, futebol, carnaval. Na foto, ele recebe a medalha de Mérito Educador em 2009 na cidade de Presidente Prudente.
MAISA TEM FAMILIARES EM ANDRADINA E SÃO JOÃO DO PAU D`ÁLHO E SUA MÃE É DE PEREIRA-BARRETENSE
Maisa da Silva Andrade, ou apenas Maisa, nasceu em São Bernardo do Campo/SP, no dia 22/05/2002. Seus avós maternos moram em ANDRADINA (70 Km de Dracena), Maisa é atriz, cantora, e apresentadora. Foi descoberta aos três anosno Programa Raul Gil, na Record e na Band. Em seguida, foi contratada pelo SBT para apresentar os programas Sábado Animado, Domingo Animado e Bom Dia & Cia, ganhando maior destaque ao interpretar a personagem Valéria Ferreira na novela Carrossel, em Patrulha Salvadora e nos filmes de Carrossel. Por muitas oportunidades deixa claro que o que mais gosta de fazer em seu tempo livre é estar com familiares na região. Maisa já passou a virada do ano novo em SÃO JOÃO DO PAU D`ÁLHO (40 Km de Dracena). Maisa é a interprete do Hino da cidade de NOVA INDEPENDÊNCIA (50 Km de Dracena), onde gravou em 2013 e abriu mão de qualquer cobrança de valor para o trabalho. Sua mãe Gislaine é nascida em PEREIRA BARRETO (120 Km de Dracena).
CHORÃO POSSUÍA FAMILIARES EM DRACENA
Alexandre Magno Abrão, conhecido como Chorão, nasceu em São Paulo/SP no dia 09/04/1970. Foi vocalista e co-fundador da banda de rock 'Charie Brow Jr'. Tios e primos de primeiro grau do cantor residem em Dracena. Consta que Chorão já veio na cidade visitar os familiares. Com a banda, Chorão lançou 10 discos que venderam mais de cinco milhões de cópias. Foi encontrado morto na madrugada de 06/03/2013 no apartamento que ocupava esporadicamente em São Paulo/SP. Na foto, Chorão toca piano para sua mãe.
LUIZ FABIANO ERA TUPÃENSE
Jayr Rodrigues, conhecido pelo nome artístico de Luiz Fabiano, nasceu em TUPÃ (120 Km de Dracena) em 1942. Foi um cantor e compositor que no final da década de 60 teve grande sucesso com as canções "Quando Anoitecer" e "Meu bem, ao menos Telefone". Já como compositor, é autor de "Você Me Pediu", canção gravada por Roberto Carlos em 1968. Morreu em São Paulo/SP, vítima de câncer no dia 18/12/2009, aos 67 anos de idade.
ZÉ CARLOS (CENTRO) É BERNARDENSE
José Carlos de Almeida, conhecido comoZé Carlos, nasceu em 14/11/1968 na cidade de PRESIDENTE BERNARDES/SP (103 km de Dracena) foé um jogador de futebol que conseguiu realizar o sonho de qualquer jogador de futebol: disputar uma Copa do Mundo. Foi convocado para a Seleçãoque disputou a Copa da França em 1998 sem jamais ter jogado uma partida sequer pela Seleção até então. Zé Carlos estreou pela seleção brasileira na marcante semi-final contra a Holanda daquela copa substituindo Cafu, em um jogo que levou o Brasil para a final.
ARNALDO DURAN É TUPÃENSE
Arnaldo Duran nasceu em TUPÃ (120 Km de Dracena). O repórter tem em sua longa carreira de mais de 40 anos, passagem pelas emissoras Rede Globo, SBT, Manchete, CBS Telenotícias (EUA) e Rádio Eldorado. Também venceu prêmios reconhecidos no jornalismo como Embratel e Wladmir Herzog Direitos Humanos. O profissional atualmente integra a equipe de jornalismo da TV Record e Record News. Em fevereiro de 2015 descobriu ser portador da Síndrome de Machado-Joseph, uma doença neurológica degenerativa sem cura. Ele também tem primos com a doença que também é chamada de ataxia cerebelar, uma disfunção dos neurônios do cerebelo, parte do cérebro que é responsável pelo equilíbrio do corpo, coordenação motora, deglutição, capacidade de falar e até de respirar.
DIEGO E HENRIQUE RAMIRO POSSUEM PARENTES EM TUPI PAULISTA
Apesar de ambos serem paulistanos, os irmãos Diego Ramiro e Henrique Ramiro, possuem uma forte ligação com a cidade de TUPI PAULISTA (15 Km de Dracena). Tios, tias e primos de primeiro grau moram na cidade. Em muitas oportunidades estiveram na cidade que, com certeza, faz parte da infância de ambos. Diego Ramiro começou a vida artística na novela 'Colégio Brasil' no SBT. Estrelou diversos comerciais para marcas conhecidas como: Bradesco, Gillete, Nestlé, Chevrolet, Cerveja Schin, Jornal Estadão e outros. Foi também no SBT que interpretou seu personagem mais famoso, o Juca (ou Caju) no premiado programa infanto-juvenil Disney Club (Disney Cruj) entre 1997 e 2003. Após, se tornou bacharel em comunicação Radio e TV, com especialização em Direção e Direção de Fotografia pela AIC. Trabalhou na Fox com participações em alguns programas e seriados. Hoje gerencia uma empresa de entretenimento no Brasil. Seu irmão, Henrique Ramiro, por mais de dez anos foi garoto-propaganda. Em 1999 participou do infantil "Gente inocente", programa apresentado por Márcio Garcia na TV Globo. Foi quando ele percebeu que gostava mais daquilo do que de jogar futebol, Ele chegou a atuar como lateral-direito da seleção de juniores do São Paulo FC. Suas grandes portas de entrada para a profissão foram a peça "O pequeno livro das páginas em branco", em que contracenou com Gianfrancesco Guarnieri, e o "Sítio do Pica-Pau Amarelo" na TV, onde ficou três anos, viveu três personagens e trabalhou ao lado do irmão em na temporada de 2005. Atuou em novelas da Globo e da Record. Sua mãe é proprietária da agência Styllus. Na foto abaixo, os irmãos posam com os pais Nivaldo e Rosa Ramiro em festa na cidade de Tupi Paulista em 2017.
HENRIQUE, NIVALDO, ROSA E DIEGO EM TUPI PAULISTA
O REI DO GADO FOI FUNDADOR DE ANDRADINA
Antônio Joaquim de Moura Andrade, nasceu em Brotas/SP (nasceu em família pobre num lugarejo chamado Varjão) em 22/12/1889, foi um empresário, fazendeiro e pecuarista e fundador das cidades de ANDRADINA (70 Km de Dracena). De 1930 a 1960, foi o maior pecuarista do Brasil, o que lhe valeu a alcunha de "REI DO GADO". Na verdade seu nome era Antônio Joaquim de Andrade, o "Moura" era o sobrenome de seu sócio, a quem muito estimava por isso agregou ao seu próprio nome. Também foi fundador de Nova Andradina/MS. Um de seus seis irmãos, o Octávio, foi fundador da cidade de Águas de São Pedro/SP. Foi homenageado na música Rei do Gado, de autoria de Teddy Vieira. A canção chegou a ser tema da novela do mesmo nome. A música foi regravada por diversos cantores famosos do gênero da música caipira, mas foi com Tião Carreiro & Pardinho que virou um clássico. "Quem quiser meu endereço, que não se faça de arrogado. É só chegar lá em Andradina e perguntar pelo Rei do Gado" diz o trecho final da música.
RENATO PETERS TRABALHOU NO OESTE PAULISTA
Renato Peters, nasceu em Araguari/MG e começou no rádio, onde apresentou programas em rádios locais, incluindo retransmissoras da Band FM e Jovem Pan FM (Uberlândia). Formou-se em jornalismo e trabalhou na TV Integração em Divinópolis/MG. Sua ligação com a região foi em PRESIDENTE PRUDENTE (100 Km de Dracena) onde trabalhou na TV Fronteira e cobriu todo o Oeste Paulista. Renato saiu de Prudente e começou a cobrir esportes em Brasília e hoje é repórter fixo da Rede Globo.
SE VOCÊ SABE DE MAIS ALGUÉM, CURTA NOSSA PÁGINA CLICANDOAQUIE NOS MANDE UMA MENSAGEM PARA ATUALIZARMOS ESTA MATÉRIA
Bela reportagem, parabéns. Podiam atualizar Dom Amilton Manoel é osvaldo cruscense mas é bispo coajutor da DIOCESE DE CURITBA. O compositor da música Fuscão Preto mora em Osvaldo Cruz. Forte abraço!!
Ainda Faltou: Fabrício Carvalho (Jogador/Andradina), Cora Coralina (escritora/Andradina), Elói (jogador/Andradina), Gil (jogador/Andradina), Lauro (Goleiro/Andradina), e mais alguns que me esqueci!!! Boa reportagem!!!
Bela publicação!!!
ResponderExcluirBela reportagem, parabéns. Podiam atualizar Dom Amilton Manoel é osvaldo cruscense mas é bispo coajutor da DIOCESE DE CURITBA. O compositor da música Fuscão Preto mora em Osvaldo Cruz.
ResponderExcluirForte abraço!!
Boa reportagem...👏👏
ResponderExcluirAinda Faltou: Fabrício Carvalho (Jogador/Andradina), Cora Coralina (escritora/Andradina), Elói (jogador/Andradina), Gil (jogador/Andradina), Lauro (Goleiro/Andradina), e mais alguns que me esqueci!!! Boa reportagem!!!
ResponderExcluirTony Tornado nasceu na mesma cidade que eu Mirante do Paranapanema-SP, perto de Santo Anastácio.
ResponderExcluirFaltou o thiaguinho a fatima Bernardes luciano do vale
ResponderExcluir