HTML


terça-feira, 13 de junho de 2017

HOJE É ANIVERSÁRIO DE ADAMANTINA


O nome dado ao município respeitou o critério utilizado pela Companhia Paulista de Estrada de Ferro, segundo o qual aos locais de parada deveriam ser atribuídos nomes femininos, de acordo com uma sequência alfabética.

Sua história também está associada à Companhia de Agricultura, Imigração e Colonização (CAIC) que, em 1937, voltou sua atenção para a zona do espigão do Aguapeí-Peixe, reiniciando a colonização da região em continuidade ao processo que já havia começado no Estado. A partir de negociação entre a CAIC e a firma Boston Castle Company Limited, ficou estabelecido, então, que, em 1938, seria aberto um caminho na mata, aproveitando-se os trechos mais antigos. Nesse mesmo ano, foi iniciada a abertura das estradas laterais de penetração e, sob a direção do engenheiro Alberto Aldwini, também a venda de terras. O plano de colonização da CAIC dividiu a gleba em pequenos lotes, eliminando o latifúndio e formando propriedades com área média de 10 alqueires, todas servidas por água e estradas.

O surto cafeeiro e a chegada da ferrovia com ponto final no município proporcionaram o rápido crescimento de Adamantina e da área que se estendia até o Rio Paraná, fazendo convergir, para a região, passageiros e a produção agrícola. Em 24 de dezembro de 1948, foram criados o distrito e o município de Adamantina com território desmembrado do distrito sede de Lucélia e do distrito de Aguapeí do Alto, atual município de Flórida Paulista.


Cronologia
1937: Chegada dos primeiros habitantes da região – funcionários da Companhia Agrícola Imigração e Colonização -CAIC.
1938: Término da abertura do caminho que liga a cidade de Tupã a Adamantina.
1939: Início dos loteamentos na região.
1946: O número de habitantes cresce em virtude da grande produção de café e cereais
1947: Construção do primeiro cinema e outras edificações.
1948: Em 24 de dezembro é sancionada a Lei nº 233, criando o Município de Adamantina.
1949: Em 2 de abril é instalado o município. Primeira eleição municipal.
1950: Criação e instalação da paróquia de Santo Antônio. Desenvolvimento da infraestrutura com a chegada da estrada de ferro, delegacia de polícia, posto de saúde, ampliação da rede elétrica, ginásio e escola normal, pavimentação, etC.
Notícia: Blog de Dracena - Fonte: Wikipedia - Fotos: Não encontrado
CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK CLICANDO AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário